quinta-feira, 5 de junho de 2008

Visualizador de resultados gerados pelo comando ping em um mapa, que auxilia verificação de sistemas conectados. Deste modo é possível verificar visualmente a posição anexa do status de um endereço IP dentro de uma rede.

Para instalar o PingView é muito simples, inicialmente será necessário ter previamente instalado o servidor de páginas web Apache configurado com PHP (recomendo o XAMPP), em seguida faça o donwload do PingView, descompacte o conteúdo dentro da pasta htdocs onde o Apache foi instalado, e acesse pelo browser o PingView, se mantiver o nome original da pasta, utilize http://localhost/pingview para acessar.

Se você estiver conectado na internet a imagem que irá aparecer é semelhante a esta:


Observe o que acontece quando se passa o mouse por cima de cada ícone:


Neste exemplo utilizei IP dos sites do Google pelo mundo conforme este mapa:
Brasil www.google.com.br
Colombia www.google.com.co
Venezuela www.google.co.ve
Bolívia www.google.com.bo
Perú www.google.com.pe
Uruguai www.google.com.uy
Paraguai www.google.com.py
Chile www.google.com.cl
Argentina www.google.com.ar

Na referência do Brasil utilizei o IP 209.85.193.104, pois o comando ping pode ser tanto utilizado para nomes como IP.

No PingView cada icone identifica o status do IP, um exemplo clássico é a perda de pacotes que é um meio termo entre online e offline


A posição do ícone que representa o IP pode ser definida conforme sua escolha, alterando os valores no plano cartesiano. Veja o arquivo list_ip.php que acompanha o PingView, nele contém um array com Nome referente ao IP, IP ou nome, posição X e posição Y da figura.

Exemplo:
array(
'Brasil'=>array('209.85.193.104','520','280'),
'Argentina'=>array('www.google.com.ar','400','450')
);

Como achar as posições X e Y em uma imagem?
Utilize um editor de imagem, no Linux use Gimp ou Windows o Paint, abra a imagem e passe o mouse, na figura abaixo podemos ver as coordenadas:

O ponto vermelho equivale a aquela posição, mas lembre-se de não alterar o tamanho da imagem(mapa) depois de verificar este ponto.

Dicas:
1- No arquivo index.php procure pelas variáveis $X e $Y, e coloque o tamanho da imagem que será o mapa: Se a imagem tiver 800x600 pixels defina $X=800; e $Y=600;
2- Ainda no arquivo index.php altere o valor da variável $tempo, caso queira aumentar o tempo de atualização dos testes de ping.
3- Por padrão o Sistema Operacional desta aplicação é o Linux, mas é possível alterar para Windows, abra o arquivo teste.php que está na pasta pingview e altere o valor da variável $SO assim: de $SO='lin'; para $SO='win';
4- O PingView dispara o total de 10 ping, para alterar este valor teste.php

Um comentário:

Ewerton Tiago Azevedo disse...

Muito bom seu blog!
Seu trabalho está excelente. Parabéns.