A LibGDX é um framework de desenvolvimento de jogos para Android, PC, HTML e IOS escrito em Java. As vantagens são o custo, pois é distribuído sobre a licença Apache 2.0, tem suporte para funcionalidades gráficas 2D/3D, de áudio, matemática/física e touch screen.
Esta configuração foi feita em um ambiente Windows 7.
Inicialmente precisamos baixar alguns arquivos:
- ADT - Android Developer Tools é um kit de desenvolvimento, baseado no Eclipse, especifico para Android.
- LibGDX recomendam baixar os nightly builds devido as correções de bug.
- Physics Body Editor (opcional) é um editor de imagem para definir as mascaras de colisão.
- Universal Tween Engine (opcional) biblioteca de efeitos especiais, veja a demonstração.
Depois de baixar os arquivos teremos o seguinte:
- adt-bundle-algumacoisa.zip
- libgdx-algumacoisa.zip
Descompacte o número 1 e acesse o diretório eclipse, e execute eclipse.exe. Irá abrir uma tela para selecionar o diretório padrão que será salvo os projetos. E seguida clique na barra de ferramentas em Window e clique na opção Android SDK Manager (conforme imagem abaixo).
Agora descompacte a opção 2 (libgdx-algumacoisa.zip), e execute o gdx-setup-ui.jar, para evitar bugs, por exemplo, use via linha de comando (cmd) assim:
java -jar D:\libgdx\gdx-setup-ui.jar
Este executável ajuda criar projetos pré configurados para iniciar o desenvolvimento no ADT.
Clique em Create e a tela abaixo irá aparecer:
Devemos configurar algumas opções do projeto, veja na imagem abaixo o exemplo, o mais importante é Destination (onde serão criados os projetos) e quais os tipos de projetos que serão criados, no meu caso desmarquei html e ios project:
Em LIBRARY SELECTION, devemos informar onde está o arquivo libgdx-algumacoisa.zip, e opcionalmente caso você for usar Physics Body Editor ou Universal Tween Engine que não são obrigatórios.
Se no campo GENERATION estiver uma mensagem verde é que sua configuração está OK. Agora clique em Open the generation screen.
Na próxima tela clique no botão Launch! para gerar os projetos.
Para finalizar, com o ADT aberto, clique em File->Import...
Na próxima tela selecione General conforme a imagem:
E finalmente selecione o diretório onde os projetos foram criados, conforme a imagem abaixo, e clique em Finish:
Agora temos um ambiente de desenvolvimento de jogos para Android com LibGDX.
Para estudar melhor as funcionalidades do LibGDX consulte a documentação no GitHub e WIKI do projeto.
No site do LibGDX existem diversos jogos disponíveis no Google Play para testar.
Referências:
Site LibGDX
Canal no Youtube
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